top of page

Glória - Fundão

Os encontros de educação em novas tecnologias foram interessantes. No início me pegou de surpresa e acredito para muitos outros participantes, e nos deixou “à deriva”. Porque saiu do nosso esperado, das nossas expectativas, pôs querendo ou não nós consciente ou inconscientemente vamos esperando um tipo de aula ou professor devido as experiências anteriores normalmente ligados a metodologia tradicional em que o ensino vem de forma vertical professor-aluno. Porém a proposta do professor Geraldo baseada na pedagogia pobre e no método da cartografia é horizontal. As aulas se tornaram grandes debates em que em conjunto nós em grupo construíamos o conhecimento. 

Creio que isso se tornou ainda mais desafiante pôs estamos sobre um período de pandemia onde nossas mentes e psicológicos não estão no seu estado normal o que resultou na falta de participação em alguns encontros ou no desanimo o que é “normal” em um estado pandêmico. 

O uso da tecnologia principalmente do zoom para os encontros não é a mesma coisa que em um encontro presencial, porém a mesma tecnologia que dificulta facilitou o encontro de pessoas de pólos da UFRJ diferentes: Praia Vermelha e Fundão, e possibilitou a troca de olhares e percepções que foram realizadas na caminhada virtual realizada no google mapas. 

Assim creio que a experiência como um todo foi interessante para minha formação como licencianda pôs trouxe pude ver como utilizar o método da cartografia e a criação de protocolos e relacionar aluno-professor com a pedagogia pobre. 

Cartografia Sonora: Captação do nosso espaço durante a pesquisa
bottom of page