top of page

Meme

por Albert Douglas

MEME é um termo criado em 1976 por Richard Dawkins no seu bestseller O Gene Egoísta e é para a memória o análogo do gene na genética, a sua unidade mínima. É considerado como uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro ou entre locais onde a informação é armazenada (como livros). No que diz respeito à sua funcionalidade, o meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se. Os memes podem ser ideias ou partes de ideias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida como unidade autônoma. O estudo dos modelos evolutivos da transferência de informação é conhecido como memética.

 

Na sua forma mais básica, meme é tudo aquilo que os utilizadores da Internet repetem, simplesmente uma ideia que é propagada através da World Wide Web. Esta ideia pode assumir a forma de um hiperlink, vídeo, imagem, website, hashtag, ou mesmo apenas uma palavra ou frase. Este meme pode se espalhar de pessoa para pessoa através das redes sociais, blogs, e-mail direto, fontes de notícias e outros serviços baseados na web tornando-se geralmente viral.

 

Exemplo de Memes

Jingles, músicas em propagandas políticas e comerciais e slogans.

“Earworm", canções, em especial refrões, que você não consegue parar de cantarolar ou pensar.

Piadas; ou melhor, piadas conhecidas por serem engraçadas.

Provérbios e aforismos (e.g., "Deus ajuda quem cedo madruga").

O conceito de memes é em si um meme. Até mesmo a ideia de que o conceito de memes é um meme se tornou um meme muito difundido. Entretanto, a ideia de que os conceitos de memes são em si memes, não é particularmente comum como um meme.

 

Podemos dizer que o Meme é um gênero textual, muito utilizado na internet, assim com as tirinhas pode expressar ironia, humor, crítica, elipse, metáfora, hipérbole.


Disponível em: //www.infoescola.com/comunicacao/memes/ Acessado 05/11/2020

bottom of page