Interconectividade digital
por Vanessa Soares de Souza
Redes sociais, aplicativos, blogs, plataformas virtuais, computadores, tablets, smartphones infraestruturas de tecnologia da informação (TI) e dados online rastreados à disposição de empresários e usuários. Você já pensou em como será que tudo isso se conecta? E como será que empresas vão se manter diante de todo esse avanço?
Frente à essas e outras demandas, estudos indicam que conhecer a tecnologia digital e o que há de mais moderno, é essencial e exige velocidade constante para que as empresas acompanhem os avanços da modernidade, sem perderem seu caráter lucrativo e qualitativo. Em virtude disso, a maioria das empresas têm adotado novas práticas a fim de alcançar e se manterem integradas à tudo e à todos através do que é intitulado por Interconectividade digital.
A Interconectividade digital é caracterizada pela conexão entre empresas, parceiros, fornecedores, funcionários e clientes com o objetivo de promover a integração destes, em prol de uma melhor comunicação, onde tudo se liga e/ou se conecta. Compreende a troca direta e privada de dados, com a adoção de medidas estratégicas por pontos de trocas de tráfego, conectando-se ao mundo digital. Em virtude disso, empresas têm investido altos valores em novas tecnologias de acesso, tendo em vista que o volume de informações tem sido infinitamente maior que antes e ainda tende a aumentar continuamente frente os novos padrões comportamentais dos consumidores.
Segundo Ryan (2014) citado por Pepe (2017, p. 17, p.18) analistas da Jupiter Research identificaram sete principais formas em que a adoção da tecnologia está influenciando o comportamento do que é consumido, sendo estas: a interconectividade, o nivelamento das informações, os filtros de relevância, a agregação em nicho, a publicação de conteúdo pessoal, o empoderamento e o sob demanda das produções. Visto que, os comportamentos dos clientes têm mudado com frequência, de modo que, as empresas devem acompanhar as demandas surgidas. Daí então surge a necessidade da interconectividade digital, no qual acompanhar a função, a relevância e o impacto da interconexão no mundo digital em expansão são fundamentais para a transformação digital das empresas.
“O público, que ganhou poder com as novas tecnologias e vem ocupando um espaço na intersecção entre os velhos e os novos meios de comunicação, está exigindo o direito de participar intimamente da cultura. Produtores que não conseguirem fazer as pazes com a nova cultura participativa enfrentarão uma clientela declinante e a diminuição dos lucros. As contendas e as conciliações resultantes irão redefinir a cultura pública do futuro.” (JENKINS, Henry. 2009, p.51). À vista disso, atualmente já existem companhias especializadas para estruturar serviços de interconexão, permitindo que todas as empresas possam se conectar de forma rápida e eficaz. Podendo fornecer conexões privadas físicas e virtuais que sejam seguras para garantia da proximidade com os clientes e com os demais envolvidos nos processos e serviços de TI, para promover eficácia no encontro entre o mundo físico e o virtual dos negócios.
Deste modo, sendo possível concluir que o ponto chave para o futuro do marketing na era digital, tende a ser a capacidade de implementação de articulações por meio da interconectividade digital, considerando que os clientes possam receber informações e abordagens de forma cada vez mais objetiva e rápida. Contudo, ressalto a importância de que não haja violação de privacidade dos clientes, posto que para garantir uma maior proximidade através do viés qualitativo, vemos que mais do que anúncios direcionados, é fundamental o estabelecimento de uma “relação” de transparência e confiança nas conexões, pois apesar de todo avanço, ainda somos “livres” consumidores e os nossos direitos de escolhas devem ser respeitados, não é mesmo?
Referências Bibliográficas:
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2 ed. São Paulo: Aleph, 2009. 428 pp. ISBN 978-85-7657-084-4
Disponível em:
https://www.nucleodepesquisadosex-votos.org/uploads/4/4/8/9/4489229/cultura_da_convergencia_-_henry_jenkins.pdf [consultado em 11-11-2020]
PEPE, Clarisse G. E. O marketing na era digital: Classificação e Aplicação das ferramentas modernas para o relacionamento com o consumidor. Dissertação de Mestrado, COPPE, UFRJ, 2017, p. 17, p.18.
Disponível em:
http://www.producao.ufrj.br/index.php/en/theses-and-dissertations/dissertation/2017-1/223--192/file [consultado em 11-11-2020]
DICIO, Dicionário Online de Português Dicionário Online de Português.
https://www.dicio.com.br/interconectividade/ [consultado em 09-11-2020]
EQUINIX, Harvard Business Review, A era da interconectividade.
Disponível em:
https://hbrbr.com.br/a-era-da-interconectividade/ [consultado em 09-11-2020]
LONG, Bill, Tiinside, Seis coisas que você precisa saber sobre interconexão
Disponível em:
https://tiinside.com.br/25/11/2019/seis-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-interconexao [consultado em 09-11-2020]