top of page

Vale do Silício

por Vanessa Soares de Souza

Você sabia que é bem provável que você use pelo menos uma tecnologia que foi "importada" do Vale do Silício?   

 

O Vale do Silício ou Silicon Valley, é um conjunto de cidades localizadas no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, que desde o início do século XX, foi criado como um meio de inovações pela convergência de novos conhecimentos tecnológicos. Desde então foram realizadas experimentações e inovações nas áreas de rádio, televisão e produtos eletrônicos militares. E foi nele que o circuito integrado baseado em silício, o microprocessador, o microcomputador, entre outras tecnologias chave, foram desenvolvidas. 

 

Atualmente o local é um dos maiores pólos tecnológicos a nível global, conhecido como “o berço das empresas mais bem-sucedidas do mundo”. Uma área que de fato faz a economia mundial girar, sendo um verdadeiro paraíso para jovens que aspiram o sucesso em carreiras das áreas de tecnologia, empreendedorismo e marketing, visto que, a grande maioria das inovações vem de lá e dos investimentos negociados no local. “Outro fator importante que marca a cultura da inovação por lá é a diversidade cultural, com 38,2% da população sendo composta por imigrantes, principalmente advindos da China, México e Índia. O Brasil também está bem representado: empresas como Instagram, Android, Kinect, Hololens, Grooveshark, são gigantes da tecnologia criadas por brasileiros.” (Souza e Cardoso, 2019) E além destas são diversas as organizações que possuem sedes ou filiais no Vale do Silício e entre elas estão as empresas, Intel, Google, Apple, Yahoo!, Facebook, Twitter, Netflix, Microsoft, Adobe, NVidia, Dell, Samsung, PayPal, Mozilla, Sony e Whatsapp e muitas outras.

 

Esse abrangente domínio de grandes empresas, favorece o grande fluxo de informações e negócios, além de facilitar o estabelecimento de parcerias no local.  Nele inclusive são realizadas inúmeras convenções, palestras, workshops, congressos e eventos. Contudo, apesar de ser uma região imensamente rica e famosa, pesquisas apontam que dentre os problemas que afetam o paraíso tecnológico estão o crescimento da desigualdade social, já que o padrão de vida não é igual para os profissionais que moram na região, mas não atuam do pólo. Também o aumento do custo de vida, na medida que no local os valores são altíssimos e tem causado o aumento do número de pessoas desalojadas. Um outro problema seria a gentrificação, ou seja, um fenômeno no qual a população local acaba expulsa após a vinda dos negócios e do dinheiro. Entretanto, o local não possui uma autoridade central e por isso ainda não adotou medidas eficazes para a solução destes devido aos limites territoriais do local, que variam sem conformidade com somente um condado.


 

Vanessa Soares de Souza.

Bibliografia:

 

SOUZA, Bianca R., CARDOSO, Daniela T. Artigo: O que aprendemos com o Vale do Silício?

FAESA, Artigo, 2019.

 

Disponível em: https://www.faesa.br/artigo-o-que-aprendemos-com-o-vale-do-silicio/ [consultado em 10-11-2020]


 

Canal Global Mentoring Group, Vale do Silício Filme Documentário Brasileiro Dublado Completo, Mentoria, Documentário Vale do Silício produzido pela Acelera Startups.

Disponível em: 

https://www.youtube.com/watch?v=kZ7C7Osv5nY [consultado em 09-11-2020]

 

AMARAL, Lucas. Rock content, Descubra a história por trás do Vale do Silício e conheça as principais empresas localizadas na região.

Disponível em: 

https://rockcontent.com/br/blog/vale-do-silicio/ [consultado em 09-11-2020]


 

MELO, Suzanne. Klickpages, Blog, Vale do Silício: o que você deveria aprender com os faixas-preta da tecnologia.

Disponível em: 

https://klickpages.com.br/blog/vale-do-silicio/ [consultado em 09-11-2020]


 

BARRÍA, Cecília. Três problemas que a extrema riqueza tem causado no Vale do Silício.

Disponível em: 

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-48222437 [consultado em 09-11-2020]

bottom of page