top of page

Autor

por Marlon Silva Oliveira Fazolo

    Autor é aquele que cria, inventa e constrói algo. Particularmente, irei abordar mais precisamente a autoria nas redes sociais, na ‘internet’ de forma mais generalista. Segundo o livro A autoria em rede, há duas categorias de autoria interativa: o colaborativo e o dialógico. A autoria colaborativa é feita por duas ou mais pessoas, e para mim, esta é a forma mais usada na 'internet', dado que várias plataformas permitem que pessoas diferentes criem juntas um mesmo arquivo, livro, artigo ou uma simples postagem no Facebook, Twitter ou Instagram.

    Já a autoria dialógica é aproximação do leitor com autor, através de comentários e da interlocução. Quando alguém faz uma postagem, um ‘tweet’, ‘stories’, ‘reels’ ou qualquer categoria de ação que permita expor sua ideia em qualquer plataforma digital, quando alguém comenta algo, o acréscimo de comentários tirando as particularidades de ser benéfico, maléfico, positivo, negativo, torna sempre a ideia exposta mais rica e complexa do que antes.

​

Concordamos que de fato há mudança na relação de forças na medida em que o leitor pode comentar o texto escrito por outros, mas não porque ele pode escolher seu caminho no texto ou porque pode criar links entre documentos escritos por outros. Isso é característico da leitura também em outros meios. Aqui neste livro, por exemplo, assim como nos trabalhos acadêmicos em geral, estão sendo criados elos de conexão entre diferentes autores, no meio impresso do papel, citando seus escritos e comentando-os, numa típica construção intertextual. (MARTINS, 2014, p.49)

​

    Contudo, tais autorias não se limitam, e muito menos existem em caixinhas, elas além de se mesclarem, acabam por se tornarem coisas diferentes e novas. É interessante falarmos de autoria no que talvez seja a época mais dualística em que vivemos, onde há sempre dois extremos opostos, neste caso, a autoria seria o oposto do anonimato. O que de fato me chama atenção talvez seja que os pilares que antes praticamente todo autor tinha, agora se desfaz na ‘internet’.

    Refiro-me aos pilares de autoridade, credibilidade e confiabilidade. Hoje podemos presenciar muitos ‘’autores’’ que falam como alucinados de assuntos que não conhecem, por esse motivo afirmo que tais pilares se encontram em declínio, pelo menos no âmbito virtual. Tal declínio muitas vezes acaba invalidando autores sérios que buscam não somente o próprio crescimento da sua torre de marfim, mas tentam difundir informações válidas e contundentes nas redes sociais. É possível ver ciências sociais e humanas sempre sendo desvalidadas, hoje especificamente até a medicina tem sido desvalidada, seja por excesso de informação falsa ou por tal desvalimento que me refiro.

​

​

​

Referências bibliográficas:

​

MARTINS, Beatriz Cintra. Autoria em rede. Em: A autoria em rede.  Rio de Janeiro: Mauad, 2014.

bottom of page