top of page

Realidade Aumentada

por Vanessa Soares de Souza

Você sabe o que é Realidade Aumentada?

Hoje em dia passamos muito tempo olhando para as telas de computadores, celulares e televisores que já são parte das nossas vidas, não é mesmo? A realidade aumentada é uma tecnologia que está mudando a forma como usamos essas telas, criando novidades emocionantes e possíveis experiências interativas e criativas. “Mesmo que você nunca tenha tido contato com a realidade aumentada, já deve ter ouvido falar de um jogo para smartphone chamado PokemonGo, não é mesmo? Esse aplicativo usa a tecnologia para emular os monstrinhos do anime no mundo real.” (Equipe TD, 2018) 

Atualmente, a realidade aumentada (RA ou AR) está cada vez mais presente no cotidiano social e a sua tecnologia permite que os usuários tenham acesso a misturas do mundo virtual com o real, possibilitando uma maior interação com objetos que só estão limitados à nossa imaginação. Ela age na captura das imagens virtuais para a reprodução no mundo real e através dela é possível explorar as imagens em movimento, posto que consiste na integração de elementos ou informações virtuais com elementos do mundo real através de uma câmera.

“O conceito de realidade aumentada é fundamentado em mesclar o mundo real com o virtual, criando, assim, um “mundo melhorado”, com informações, imagens e sons. É muito importante não confundir o termo com a realidade virtual, que emula um mundo simulado.” (Equipe TD, 2018) Alguns dos aplicativos de realidade aumentada são: Google: veja em 3D, BBC Civilizations AR, Google Maps: Live View, SketchAR, Medida (iOS), Minecraft Earth, Mondly, Ink Hunter e até mesmo o Google Tradutor.  Todos são divulgados com a proposta de facilitar e abrir uma nova dimensão na maneira em que nós executamos tarefas e “diferentemente da realidade virtual (VR), que requer o uso de óculos específicos e faz com que os usuários se sintam parte do ambiente, a realidade aumentada (RA ou AR) pode ser acessada diretamente no seu celular por uma série de apps.” (Costa, 2020)

A tecnologia já trouxe muitos ganhos para as indústrias, mas especialistas já alertam para os riscos de os sistemas de realidade aumentada se tornarem cada vez mais realistas, tornando cada vez mais difícil uma plena distinção entre o mundo real e o virtual. Tendo em vista, as possibilidades de impacto sobre a capacidade humana de recordar os eventos virtuais como se fossem reais de maneira que com o tempo, não conseguiremos dizer se essas situações realmente aconteceram ou se fizeram parte da realidade virtual. Destacando outros possíveis problemas com as experiências ultrarrealistas, por considerarem que não sabemos quais são as repercussões mentais do uso da realidade aumentada e até mesmo da virtual (por exemplo, em jogos violentos) nem da transposição da realidade online para o mundo real.


 

Referências Bibliográficas:

Realidade Aumentada Brasil. Canal na Plataforma Youtube, 2017.

Disponível em:

 https://www.youtube.com/watch?v=6AUUT88A_mc [consultado em 08-11-2020]

 

EQUIPE TD, Tecnologia: Realidade Aumentada: o que é e como funciona?, 2018.

Disponível em: https://transformacaodigital.com/tecnologia/realidade-aumentada-o-que-e-e-como-funciona/ [consultado em 10-11-2020]

 

Realidade Aumentada Brasil, O que é Realidade Virtual?

Disponível em: http://www.realidadeaumentadabrasil.com.br/ [consultado em 08-11-2020]

 

COSTA, Matheus Bigogno, Canal Tech. Os 10 melhores apps de Realidade Aumentada para Android e iOS, 2020.

Disponível em:

https://canaltech.com.br/rv-ra/melhores-aplicativos-realidade-aumentada/#:~:text=Realidade%20aumentada%20%C3%A9%20a%20integra%C3%A7%C3%A3o,real%20atrav%C3%A9s%20de%20uma%20c%C3%A2mera. [consultado em 09-11-2020]

 

Wikipédia, A enciclopédia Livre, Realidade Aumentada.

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_aumentada [consultado em 09-11-2020]

 

Frontiers in Virtual Reality, Healthnews. Informação em Saúde,Investigadores alertam para os perigos da realidade virtual.

Disponível em: https://healthnews.pt/2020/05/07/investigadores-alertam-para-os-perigos-da-realidade-virtual/

[consultado em 09-11-2020]

bottom of page