top of page

Zona de Conforto

por Alana de Carvalho Marques

A zona de conforto é “um conjunto de atividades e de comportamentos que fazem parte de uma rotina, um padrão que minimiza o stress e os riscos possíveis.”, de acordo com a psicóloga Joana de São João Rodrigues do site Psicologia.pt (2017).

Consoante Joana de São João Rodrigues do site Psicologia.pt (2017), o estado denominado “zona de conforto”, é algo natural de se encontrar na maioria das pessoas. Quando se realiza uma tarefa ou algo do dia a dia, isso vem a se tornar parte da zona de conforto. A realização dessas determinadas atividades não geram ansiedade ou algum tipo de stress.

Possuir uma zona de conforto é importante, é significativo que exista uma “válvula de escape”, porém há pessoas que não saem de seu conforto, não se desafiam a fazer coisas novas. Muitas vezes isso ocorre devido ao medo de se frustrar com novas experiências. 

 

Conseguirmos prever e sentir o controle sobre as situações dá-nos segurança e um certo prazer, sendo que, de uma forma geral, o nosso cérebro é atraído pelo que nos dá prazer e evita o que possa causar dor. Associamos dor ao fato de sair ou estarmos no limiar da nossa zona de conforto. Quando estamos dentro dessa zona confortável, normalmente não há crescimento pessoal ou profissional e tendemos a resistir às mudanças e a novas perspectivas. (PSICOLOGIA.PT, 2017)

 

Durante esse momento o qual o mundo vive, pandemia de COVID-19, a utilização de recursos tecnológicos como celular, laptops, tablets, entre outros está sendo de extrema importância para a comunicação com amigos e familiares, homeoffice, aulas remotas, entre outras utilidades. 

A comodidade também está presente nesse novo “normal” em que o mundo está funcionando. Por um lado se criou uma área de conforto para muitas pessoas, por não precisarem se deslocar até o trabalho ou instituição de ensino, por outro, há uma certa resistência por parte de algumas pessoas, o que é compreensível. Esses indivíduos possuem medo ou receio de não conseguirem se adaptar em relação a esse nova dinâmica em que se encontra o mundo.

Estudar em casa e/ou trabalhar de casa requer disciplina, porém o mais importante são os recursos para se fazer isso (meios de acesso a aparelhos eletrônicos, internet, ambiente de estudo e/ou trabalho), e isso é algo que nem todos possuem acesso.


 

Referências Bibliográficas:

 

RODRIGUES, Joana. Zona de conforto - ficar ou experimentar sair?. Psicologia.pt, 2017. Disponível em: <https://www.psicologia.pt/artigos/ver_carreira.php?zona-de-conforto-ficar-ou-experimentar-sair&id=337>. Acesso em: 03 de nov. de 2020.  


 

Alana de Carvalho Marques.

bottom of page