top of page

BLOG

por Flávia Oliveira e Cristiana Correa

Você sabe o que é um blog? Certamente a maioria das pessoas responderão  que sim. Agora, se eu te perguntar, qual o conceito de blog nos dias atuais você sabe me responder? Você já utilizou o blog como recurso dentro ou fora da sala de aula?

 

Escolhemos o verbete “Blog” pois esta é, sem dúvidas, uma ferramenta do mundo virtual muito útil para ações pedagógicas. De acordo com a exibição em vários sites de busca, o verbete “Blog” é um site estruturado diferente de uma página institucional. Ou seja,  é uma ferramenta que foi pensada para a composição de diários pessoais na internet, além disso, é atualizado frequentemente e pode ser pessoal ou profissional. Sua utilização se dá muitas vezes como diário por usuários comuns. Essa ferramenta, que tornou popular a produção de conteúdos, é uma alternativa  de comunicação bastante acessível.

O termo “Weblog" foi criado em 1997 por John Barger, autor do blog “Robot Wisdom”, o primeiro site do tipo do mundo. Por conseguinte, a palavra “Blog” teve sua origem no ano de 1999, pelo escritor Peter Merholz, que dividiu em dois termos a palavra “Weblog" — que pode ser traduzida para o português como “registro de rede” — para formar a frase “We blog", em inglês — nós blogamos, em português.

Dessa forma, é possível dizer que o blog teve seu impulso, avanço e desenvolvimento no início do ano 2000, por meio do lançamento de ferramentas gratuitas  — como o Blogger, Wordpress e o Medium —, plataformas de hospedagens que facilitam a criação de sites pessoais, tornando, assim, mais democrática a criação de conteúdos, sem a necessidade prévia de extensos conhecimentos de programação pelos usuários.

Diante disso, o avanço da tecnologia tornou os blogs muito populares na internet. Isto é, qualquer pessoa pode criar um blog, sem que seja preciso investir dinheiro ou ser um especialista em programação e design, o que atrai cada vez mais produtores de conteúdos  — os famosos blogueiros —, pois este é um espaço onde eles podem se expressar livremente. Desta forma, é possível que eles até mesmo tornem-se uma ‘autoridade’ na internet, que é um lugar onde muitos conseguem, inclusive, auferir grandes lucros. Vale dizer, ainda, que existem diferentes tipos de blogs: blog profissional, blog pessoal, blog corporativo, entre outros…

O mundo atual é, sem dúvidas, um mundo regido pela tecnologia. São diversos avanços e novas descobertas que diariamente são apresentadas às pessoas. Assim sendo, a  experiência de aprendizagem na criação de um blog é uma metodologia comum utilizada como uma extensão da sala de aula. Em “Blog, uma sala de aula virtual'', por exemplo,  podemos conhecer um pouco da realidade de professores e alunos, na utilização de um blog como um alongamento da sala de aula, diversificando, portanto, as metodologias durante o processo de ensino-aprendizagem.  

A facilidade do acesso à internet, bem como a mobilidade proporcionada pelos dispositivos móveis, como celulares e tablets, utilizados tanto pelos professores quanto pelos estudantes em suas residências e nos laboratórios de informática nas escolas é imprescindível para o bom funcionamento desse conjunto de metodologias. 

Torna-se necessário, no entanto, o oferecimento aos docentes de subsídios para suas formações a fim de que possam fazer uso dos recursos disponibilizados pelas novas tecnologias. Desta forma, pretendemos auxiliar a construção e utilização do blog como uma extensão da sala de aula, visando ampliar e aprimorar, como dito anteriormente, o processo de ensino-aprendizagem. (BIELLA, p. 04)

De acordo com a autora Edméa Santos, em seu livro “Pesquisa-formação na Cibercultura”: “Com a emergência da educação online e do potencial dos AVAS, os diários online começam a indicar possibilidades concretas na mediação de processos reflexivos (na ação e sobre a ação) em cenários de formação.” (SANTOS, 2019, p.135)

Sendo assim, a autora explicita ainda em seu livro que é a democratização da comunicação, baseada na confluência dinâmica de mídias sociais abertas a qualquer pessoa em conexão móvel que se consolida com as expectativas e atuações dos usuários que nela encontram interfaces ricas em dispositivos para compartilhamento e colaboração (SANTOS, 2019). Para finalizar, percebe-se que podemos constantemente partilhar e contribuir ativa e democraticamente conteúdos de qualidade Vale a pena observar também que é preciso do senso crítico na hora de acessar e interagir com os conteùdos dos blogs, pois nem sempre o material divulgado responde a pesquisas sérias . 
Internet oferece um sem fim de alternativas e è preciso a mediação docente para orientar a escolha dos blogs que permitem desenvolver uma tarefa pedagógica de qualidade.

 

REFERÊNCIAS

 

BIELLA, CESAR Correa. Blog, uma sala de aula virtual. 2013. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unicentro_dtec_pdp_cesar_correa_biella.pdf>. Acesso em: maio. 2021

 

http://alb.org.br/arquivo-morto/portal/5seminario/PDFs_titulos/BLOG_EM_SALA_DE_AULA_UMA_EXPERIENCIA_NA_EDUCACAO.pdf

 

SANTOS, EDMÉA. Pesquisa-formação na cibercultura / Edméa Santos. – Teresina: EDUFPI, 2019.

bottom of page