top of page

Atualizar

por Vanessa Soares de Souza.

Em tempos de modernidades contínuas, atualizar tornou-se um ato constante. Tudo muda frequentemente e o sistema nos direciona para se atualizar de formas distintas todos os dias. 

O verbo atualizar tem sentido sob o tornar atual, trata do moderno com referência à épocas e configura-se na ação de dar e receber formação ou informação recente sobre determinados assuntos ou atividades. Modificar o antigo por vontade e/ou demanda com alterações e correções atuais e criar meios para que algo ou alguém se modernize cultural, intelectual ou socialmente é atualizar. Nos tempos atuais mencionar o termo atualizar sem perpassar pelo âmbito operacional de sistemas, é praticamente impossível, tendo em vista que a partir das experiências com os equipamentos eletrônicos e com as tecnologias digitais, estamos cada vez mais imersos num contexto que passa por incontáveis modernizações. 

Desde o surgimento da internet, atualizar é algo essencial, posto que, novos recursos e funcionalidades surgem à todo momento. Estamos sempre em busca de atualização para o computador, para o aparelho celular e para os inúmeros aplicativos, dentre outros. Com isso não se atualizar e/ou deixar de atualizar equipamentos e programas, tornou-se sinônimo de perda de desenvolvimento e também de eficácia.“É fundamental que as decisões sejam tomadas de maneira veloz e que as mudanças possam ser percebidas e realizadas rapidamente.” (Emeritus, 2020) 

Para acompanhar tendências e ter sucesso na era digital, os sistemas nos exigem que estejamos sempre um passo à frente, o que nos instiga competitivamente a sermos sempre que possível os primeiros a explorar o atual. “Estamos conectados 24 horas por dia e podemos acompanhar em tempo real tudo que ocorre do outro lado do mundo. A tecnologia e a inovação são dois itens que proporcionam evolução e revolução. Quem não acompanhar esse ritmo de transformação fica desatualizado e fora do contexto social. Há um tempo falava-se em globalização, que era a quebra de barreiras entre países. Chegamos na era digital, em que as informações transitam em velocidade instantânea e há comunicação direta entre as pessoas, sem limites de tempo e espaço.” (Ferreira, 2017)

Você já parou pra pensar em quantos programas e aplicativos já te pediram para atualizar algo? E quantas vezes você já se pegou exprimindo a frase “Preciso me atualizar?” As plataformas digitais, assim como as demandas profissionais e pessoais da vida no século XXI, estão cada vez mais dinâmicas, as solicitações de atualização fazem parte do dia a dia. “A influência do avanço tecnológico sobre as gerações existentes, provavelmente, não será a mesma sobre as próximas gerações, considerando o crescimento exponencial no uso de tecnologia.” (Soares, 2017) Mas questiono, será que ainda temos de fato a possibilidade de optar por não nos atualizarmos? Será que existe a possibilidade de progressão sem passarmos por atualizações? 

Com base em estudos atuais, vemos que o atualismo trouxe consigo a promessa de que, uma vez que “compramos” produtos, serviços e sensações, sempre estaremos atualizados, contudo, decisões estão entregues ao sistema informatizado, às estruturas sociais de produção e de atualização. Portanto, o ato de atualizar se faz necessário não apenas no sentido de atender à algo, mas principalmente para proporcionar condições de discernimento sobre o que recebemos, pois, caso contrário estaremos sempre condicionados à toda e qualquer imposição de atualização automática.

Bibliografia:

 

SOARES. Sílvia C.M.O Avanço Tecnológico e a Sociedade Contemporânea, 2017. Jornal.PUC-Campinas. 

Disponível em: 

http://jornal.puc-campinas.edu.br/o-avanco-tecnologico-e-a-sociedade-contemporanea/ [consultado em 11-11-2020]

 

EMERITUS, Era digital na prática: comportamento ou tecnologia?, Emeritus, 2020. [consultado em 11-11-2020]

Disponível em: https://brasil.emeritus.org/era-digital/

 

FERREIRA, Paulo A. O avanço da tecnologia e as transformações na sociedade. Portal da Indústria, Agência de Notícias CNI, 2017.

Disponível em:

https://noticias.portaldaindustria.com.br/artigos/paulo-afonso-ferreira/o-avanco-da-tecnologia-e-as-transformacoes-na-sociedade/ [consultado em 11-11-2020]

 

HOLANDA, Isabel. Fortes Tecnologia, Blog. A influência das redes sociais na comunicação humana. 

Disponível em: 

https://blog.fortestecnologia.com.br/tecnologia-e-inovacao/a-influencia-das-redes-sociais/ [consultado em 09-11-2020]

 

ARAUJO, Valdei. Outras Palavras, Atualismo: assim percebemos o tempo no século XXI.

Disponível em:

https://outraspalavras.net/crise-civilizatoria/atualismo-assim-percebemos-o-tempo-no-s [consultado em 08-11-2020]

 

Priberam Informática, S.A. "Atualizar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/atualizar 

Disponível em: https://dicionario.priberam.org/atualizar[consultado em 09-11-2020]. 

 

Mutant. Tendências para redes sociais: 7 principais novidades de 2020 

Disponível em: https://mutant.com.br/blog/tendencias-para-redes-sociais/ [consultado em 08-11-2020]

bottom of page