top of page

Brainly

por Nathalia Noura

É comum nos ambientes escolares os alunos criarem grupos de estudos e tirarem dúvidas entre si. Hoje, com a ascensão da internet, isso também se estendeu para o mundo virtual. É com base nessa ideia que existe meios de ajudar uns aos outros sem necessariamente estarem presentes. 

Pensando nisso, o Polonês Michal Borkowski, criou uma empresa de tecnologia educacional localizada em Cracóvia, junto com  Lukasz Haluch,  e Tomasz Kraus, afim de democratizar o conhecimento. O nome é Brainly, uma plataforma virtual com características de uma rede social. Nela é possível tirar dúvidas sobre provas e trabalhos, compartilhar e gerar conhecimentos sobre os mais diversos conteúdos. Está disponível em mais de 13 versões linguísticas e recebe a visita de 200 milhões de usuários mensalmente em mais de 35 países. O slogan é “MAIS INTELIGENTE JUNTOS. Ninguém sabe tudo, mas todos sabem de alguma coisa. Com o Brainly, os alunos combinam seus pontos fortes e talentos para resolver problemas juntos.”

Essa plataforma é utilizada como um meio de interação e de ferramenta entre estudantes onde uns auxiliam outros nos estudos e, principalmente, nos momentos de dúvidas de exercícios dos quais não conseguem realizar sozinhos.
Será que é uma plataforma que auxilia no conhecimento ou prejudica-o? Não podemos generalizar como algo ruim ou bom. Utilizado de forma consciente, pode ser uma ótima ajuda nos estudos, porém, é necessário interesse por parte do usuário na aprendizagem, visto que pode se tornar um “copia e cola” de respostas, o que não é o que um bom aprendizado proporciona. Entretanto, o ato da busca na internet, a interação, o diálogo, a ajuda que ocorre pode ser muito interessante nesse processo. 

O Brasil é o principal mercado da empresa Brainly. Diz Michal Borkowski “Nós empoderamos os estudantes a se ajudar e a compartilhar conhecimento. A plataforma não separa por classe social ou nível de estudo. Ao contrário, ela impacta positivamente a união e a educação dos estudantes”. O empresário acredita que a segregação e desigualdade educacional é um dos principais fatores para o Brasil ser um grande usuário do site.

Disponível em (Novembro/20): https://pt.wikipedia.org/wiki/Brainly

https://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2016/10/polones-cria-plataforma-online-para-ajudar-brasileiro-com-prova-do-enem.html

https://brainly.com/careers/about.html

bottom of page