top of page

Propaganda

por Thaís da Silva Dias Ferreira

A propaganda tem por objetivo tentar convencer o público de alguma coisa, levar a crer ou a acreditar (Aurélio). Ou seja, é o ato de você tentar convencer o outro a acreditar.

A fabricação de uma propaganda exige saber:
a
a) o produto: utilidade, características, qualidades, desvantagens e vantagens.
b) o público: qual é o público-alvo: jovens, adolescentes, adultos, crianças. É importante determiná-lo para saber o tipo de linguagem que deverá ser utilizada. c) Objetivo: vender sempre é a principal meta. Contudo, pode ser apresentar algo novo, causar impacto, despertar a curiosidade, aumentar a venda ou audiência, etc.
 

Curiosidade: A propaganda também é chamada de “merchandising”, que tem origem na palavra inglesa merchandiser que significa “negociante”. Como se vê, até na origem, a propaganda é um tipo de negociação. Convencer para comprar.

​

Referências Bibliográficas

VILARINHO, Sabrina. "A propaganda e a persuasão "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/a-propaganda-persuasao.htm. <Acesso em 11 de novembro de 2020>

 

​

por Dulcinéa Gomes de Oliveira Rosa 

​

PROPAGANDA

 

É uma ferramenta muito utilizada para influenciar emocional e culturalmente os indivíduos para o consumo desenfreado de objetos, conceitos e serviços nem sempre prioritários ao cotidiano pessoal. No entanto, sua sugestabilidade evoca ao consumidor a ver o objeto de Desejo como necessário para a sua ascensão social.

Significado de Propaganda

Substantivo feminino. Difusão de uma ideia, de uma crença, de uma ideologia ou religião: fazia propaganda da sua fé. Divulgação das melhores qualidades de algo ou de alguém: propaganda de um presidente; a propaganda é o que vende o produto.[Por Extensão] Anúncio; texto utilizado para divulgar um produto; o que se usa para fazer a propaganda: detesto essa propaganda.Publicidade; divulgação de um texto que, feita pelo jornal, revista, televisão ou rádio, busca influenciar alguém a comprar um produto.Etimologia (origem da palavra propaganda). Do latim propaganda.

Sinônimos de Propaganda

Propaganda é sinônimo de: preconíciopublicidadecartazreclamo

Definição de Propaganda

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação silábica: pro-pa-gan-da
Plural: propagandas

www.dicionarioaurelio.com visitado dia10. 11.2020

 

“Criar" imagem, "materializar" o imaginário abstrato aparece como o diferencial de nossa cultura comunicacional, aquilo no que insistimos e nos formamos. Se pensarmos em termos de uma cibercultura", como bem descreveu Lévy (1999), o tratamento estético indiciai (rico em imagens, sons apelos táteis que clamam por manipulação e interação) aparece como uma exigência da construção das mensagens, das interfaces, da organização da comunicação.5 Comunicar com velocidade e coma maior extensão possível em um mundo globalizado em rede exigiria a utilização de um código sim mais democrático, mais flexível em termos de decodificação e simultaneamente, com maior vínculo com o real, mesmo que um real simulado. Não por outro motivo os computadores se popularizaram valorizando a figura do usuário, aquele que não domina a linguagem simbólica da máquina, construindo softwares onde a iconografia e a indicialidade dos gestos via mouse são os modos de operação privilegiados. Desta forma, é preciso que assumamos o compromisso com esta comunicação analógieo-digital; com os sentidos e os afetos que insistem por trás da lógica e da razão; como a comunicação por trás da informação. Conciliar estes dois regimes é o desafio. Enfrentá-lo somente será possível se abandonarmos a visão linear hierárquica na comparação entre os regimes de signos e assumirmos suas diferenças  como positividades. 

(MONTEIRO, A. 2008)

bottom of page