YouTube
por Márcia da C. Santana Domicioli
A palavra “youtube” foi feita a partir de dois termos da língua inglesa: “you”, que significa “você” e “tube”, que provêm de uma gíria que muito se aproxima de “televisão”. Em outras palavras seria a “televisão feita por você”. Essa é justamente a principal função do fenômeno da internet: permitir que os usuários carreguem, assistam e compartilhem vídeos em formato digital.
O YouTube foi criado em fevereiro de 2005, por Chad Hurley e Steve Chen, dois funcionários de uma empresa de tecnologia situada em São Francisco, EUA. O site surgiu em virtude do inconveniente que era compartilhar arquivos de vídeo, já que estes eram muito grandes, o que dificultava seu envio por e-mail.
A principal regra do site é o não-compartilhamento de vídeos protegidos por direitos autorais, mas como nem tudo são flores... na maioria das vezes esta regra não é cumprida. Estima-se que diariamente cerca de vinte mil novos vídeos são carregados e trinta milhões são assistidos no YouTube.
A plataforma de vídeo de mídia social oferece os mais variados tipos de conteúdos produzidos por YouTubers - influenciadores digitais. Os temas mais buscados atualmente, são dicas para trabalhar em home office, gastronomia e receitas, cursos, exercícios físicos e conteúdo infantil. Além destes assuntos, as lives também foram muito acessadas para o entretenimento visando minimizar os impactos do isolamento social, provocado pelo novo coronavírus- Covid 19.
DANTAS, Tiago. "Youtube"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/informatica/youtube.htm. Acessado em: 10 nov, 2020.
https://conectaja.proteste.org.br/acessos-ao-youtube-crescem-durante-o-isolamento/ Acessado em: 10 nov, 2020.