top of page

Emoticon

por Albert Douglas

é uma forma de comunicação paralinguística. Palavra derivada da junção dos termos em inglês emotion (emoção) + icon (ícone) (em alguns casos chamado smiley) é uma sequência de caracteres tipográficos, tais como: :), :( , ^-^, :3,e.e','-' e :-); ou, também, uma imagem (usualmente, pequena), que traduz ou quer transmitir o estado psicológico, emotivo, de quem os emprega, por meio de ícones ilustrativos de uma expressão facial. Exemplos: : (isto é, sorrindo, estou alegre) (estou triste, chorando), etc. Normalmente é usado nas comunicações escritas de programas mensageiros, como Messenger, WhatsApp e outros meios de mensagens rápidas.

 

O primeiro registro do uso de caracteres de texto para representar, lateralmente, uma expressão facial, ocorreu no jornal New York Herald Tribune, em 10 de março de 1953, página 20, colunas 4-6. Tratou-se de uma propaganda do filme Lili (1953), estrelado por Leslie Caron. Esta foi a sequência:

 

 

 

 

 

 

Os emoticons foram ficaram popular em 1982 após o norte-americano Scott Fahlman, que na época trabalhava para a Universidade de Carnegie Mellon, sendo usuário de um sistema de comunicação online muito rudimentar – uma espécie de antecessor remoto do WhatsApp –, Fahlman propôs que seus amigos da instituição passassem a usar um :-) para indicar mensagens cômicas e :-( para representar recados sérios.

 

Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/web/86866-voce-sabe-diferenca-entre-emoticons-emojis.htm

Acessado 05/11/2020

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Emoticon Acessado 05/11/2020

Foxit_IceniEditor_162018101301-00.jpg
Foxit_IceniEditor_162018101301-00.jpg
Foxit_IceniEditor_162018101301-00.jpg

Emoji

por Albert Douglas

EMOJI (絵文字 lit. pictograma?) é uma palavra derivada da junção dos seguintes termos em japonês: e (絵 "imagem"?) + moji (文字 "letra"?). Com origem no Japão, os emojis são ideogramas e smileys usados em mensagens eletrônicas e páginas web, cujo uso está se popularizou para além do país.  Eles existem em diversos gêneros, incluindo: expressões faciais, objetos, lugares, animais e tipos de clima.

O primeiro emoji foi criado em 1998 ou 1999 no Japão por Shigetaka Kurita, que fazia parte de uma empresa de telefonia O primeiro conjunto de 172 emojis de12×12 píxeis foi criado como parte das funcionalidades de mensagens de texto para facilitar a comunicação eletrónica e funcionar como uma característica distintiva de outros serviços 

No entanto, em 1997, Nicolas Loufrania, percebeu da crescente utilização de emoticons de texto ASCII na tecnologia móvel e começou a fazer experiências com rostos smiley animados com o objetivo de criar ícones coloridos que correspondem aos emoticons ASCII já existentes, feitos com simples sinais de pontuação, aperfeiçoando-os para uma utilização mais interativa nas plataformas digitais. A partir destes, Loufrani criou os primeiros emoticons gráficos e compilou um Dicionário Emoticon online que foi ordenado por categorias: clássicos, expressões de Estados de espírito, bandeiras, festividades, diversão, desportos, meteorologia, animais, comida, países, profissões, planetas, zodíaco e bebés. Esses ícones foram registados pela primeira vez em 1997 no The United States Copyright Office e foram publicados posteriormente como ficheiros .gif na Internet em 1998, tornado-se nos primeiros emoticons gráficos de sempre a serem utilizados nas plataformas tecnológicas. Em 2000, o Diretório de Emoticons criado por Loufrani foi disponibilizado na Internet para os utilizadores poderem transferi-los para os telemóveis através do site smileydictionary.com que incluía mais de 1000 emoticons gráficos do smiley e as respetivas versões ASCII. Esse mesmo diretório foi depois publicado, em 2002, num livro da editora Marabout intitulado Dico Smileys. Em 2001, a The Smiley Company começou a licenciar os direitos dos emoticons gráficos de Loufrani para utilização em transferências para telemóvel por várias empresas de telecomunicações, incluindo a Nokia, a Motorola, a Samsung, a SFR (Vodafone) e a Sky Telemedia.

O Oxford Dictionary nomeou "emoji" 😂 (Face With Tears of Joy) como "palavra do ano" em 2015.

 

Hoje em dia os emojis, emoticons e memes além de serem um recurso facilitador, ou não, da comunicação, também expressam a função da representatividade dos usuários, grupos, rede social, comunidades,  com o surgimento de novos emojis com diferentes tons de pele, emojis de casais LGBTQ, emojis de cadeirante e portadores de deficiências, é um pequeno passo para inclusão digital que tanto falamos mas que estamos longe de alcançar pois grande maioria da comunidade da comunidade que possui algum tipo de deficiência ainda não tem acessos aos recursos que promovam esta inclusão de forma eficiênte; 

 

Eu já utilizei os emojis como recurso didático para alfabetização, trabalhei com uma aluna que tinha deficiência intelectual, tinha dificuldade para aprender a ler, mas tinha muita vontade de ler para aprender a se comunicar pelo Whatsapp. Então utilizei a estratégia de ensinar os emojis, a partir da leitura do emoji ela escrevia a palavra que o emoji expressava, se usado um emoji de coração, ela tanto poderia tentar escrever amor, ou coração, ou vermelho, e ao pouco vamos aprendendo a nos comunicar pelos sinais dos emojis. 

 

(Albert Douglas)

por Dulcinéa Gomes de Oliveira Rosa 

 

São figuras geradoras de afetividade. Como um signo. O intuito da utilização desse recurso é viabilizar a entrega de um sentimento ou emoção através da expressão apresentada pela figura. 

Um emoticon é um pictograma criado através dos sinais de pontuação, números e caracteres especiais. Já o emojii é um ícone ilustrado, geralmente embutido nos teclados dos smartphones atuais.

Ambos são considerados uma forma de comunicação paralinguística, ou seja, complementam a linguagem verbal revelando ações e emoções de forma simples e facilmente identificável.

 

Emoticon

Emoiji

Definição

Pictograma criado através dos sinais de pontuação, números e caracteres especiais do computador ou celular.

Pictograma ilustrado com pequenas figuras em vez de caracteres.

Criação

Apesar de terem sido usados pela primeira vez em 1952 em uma peça publicitária, passaram a ser utilizados amplamente na internet a partir de 1982.

Criado entre 1998 e 1999 pelo japonês Shigetaka Kurita como parte de um sistema para internet móvel no Japão.

Exemplos

:-) :-( :o

 

O que é um Emoticon

A palavra emoticon vem da junção em inglês das palavras emotional e icon. Como se pode deduzir, seria um pictograma para revelar expressões e sentimentos que, talvez no texto escrito, não seriam identificáveis para o receptor.

Para criar um emoticon, é preciso unir sinais de pontuação, números e/ou caracteres especiais para criar a figurinha desejada.

Emerson Machado

 

 

www.diferenca.com › Tecnologia consultado em 10.11.2020

Foxit_IceniEditor_162018101302-00.jpg
bottom of page